Dicas de verão: quais cuidados devemos tomar no calor?

LDB 20/12/2023

Embora o verão comece oficialmente hoje, dia 22 de dezembro, os brasileiros já passaram por dias bastante quentes durante o segundo semestre de 2023. Agora, a expectativa é a volta das altas temperaturas.

Pensando nisso, preparamos dicas preciosas para que você ofereça aos seus colaboradores água gelada o dia todo, pensando em seu bem-estar e produtividade.

Por que cuidados especiais no verão?

O calor excessivo, como o que temos enfrentado nos últimos tempos, pode agravar problemas como desidratação, queda de pressão e desmaios. A exposição direta ao sol também aumenta as chances de insolação e do desenvolvimento de melanomas, tipo de câncer de pele.

Como as altas temperaturas estimulam maior produção e suor e consequentemente maior perda de água, a hidratação é fundamental para se manter saudável durante o verão. É importante, especialmente, tomar cuidado com crianças e idosos, porque esses indivíduos possuem menor desempenho do sistema termorregulatório.

Para estar preparado para curtir essa época do ano com disposição e saúde, confira 8 dicas para se manter saudável no calor que preparamos para você:

1. Beba (muita) água

A dica mais óbvia continua sendo uma das dicas mais importantes: beber muita água durante os dias mais quentes. 

Segundo especialistas, quando sentimos sede, já estamos desidratados. Por isso, não espere ficar com sede para beber água: torne a hidratação um hábito e beba ao menos 2 litros de água ao longo do dia.

Mesmo que isotônicos, sucos e refrigerantes também contenham água, é preferível dar preferência à água para garantir uma hidratação mais eficiente. 

Uma dica de ouro, principalmente no calor, é sempre ter uma garrafinha de água próxima ao longo do dia. Lembre-se, também, de lavar sua garrafinha com certa regularidade para mantê-la limpa e sua água ideal para consumo.

2. Use filtro solar

O uso do filtro ou protetor solar é imprescindível durante o verão, ainda mais quando nos expomos diretamente à luz solar. O ideal é passar o filtro solar, com FPS mínimo de 30, cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. A repassagem do protetor deve ocorrer a cada 2 horas ou com maior frequência em casos de mergulho em fontes de água.

3. Vista-se adequadamente

Nos dias quentes, privilegie usar roupas frescas, de tecidos leves, como o algodão. No caso de exposição direta ao sol, também é interessante considerar vestir peças de roupa fotoprotetoras.

Os acessórios também são seus aliados. Chapéus, bonés, sombrinhas e guarda-sóis são excelentes opções para se proteger contra o sol. Os óculos de sol com filtro nas lentes, por sua vez, são itens essenciais para a proteção adequada dos olhos de raios solares prejudiciais.

O horário em que você se expõe ao sol também deve ser levado em conta. Recomenda-se evitar a exposição direta sem proteção entre as 10h até às 16h. Prefira realizar atividades ao ar livre durante o período da manhã ou no final da tarde e à noite.

4. Alimentação leve e cuidados com alimentos

Durante períodos muito quentes, após refeições pesadas ou gordurosas, o sistema digestivo pode se sobrecarregar e causar mal-estar durante a digestão desses alimentos. A dica no calor é privilegiar alimentos leves, como frutas e vegetais ricos em água e nutrientes, e ingerir porções menores de 2 em 2 horas. Alimentos com cafeína, açúcar e sal em excesso também devem ser evitados, já que eles podem atrapalhar o processo de hidratação.

Quanto à conservação, é importante lembrar que o calor acelera a decomposição de alimentos, facilitando a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde, o que  pode resultar em casos de intoxicação alimentar. Para evitar esse problema, mantenha os alimentos sempre em refrigeração constante e evite comer aqueles, principalmente com molhos, que ficaram expostos e desprotegidos por horas.

CUIDADO COM O LIMÃO! O limão se torna fototóxico em exposição ao sol. Por isso, é recomendado evitar este alimento, já que o contato do limão com a pele e com o sol pode causar manchas e queimaduras. Caso você entre em contato com o suco da fruta, lave bem suas mãos ou partes do corpo afetadas.

5. Beba com moderação

A chegada do verão é muitas vezes relacionada com festas de fim de ano, comemorações e praias. Tudo isso é muitas vezes acompanhado de ingestão de bebidas alcoólicas. Mas cuidado! Não é porque estamos nos divertindo que devemos nos descuidar.

 Beber álcool é uma atividade que colabora para a aceleração da desidratação no corpo, já que o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético e, portanto, nos faz urinar com mais frequência. Caso você queira se divertir e ainda cuidar da sua saúde, beba moderadamente e intercale as bebidas alcoólicas com água, para se manter hidratado.

6. Evite fazer atividades físicas nos momentos mais quentes do dia no verão

Todos sabemos como a prática regular de exercícios físicos é essencial para a manutenção da nossa saúde e bem-estar. Contudo, em períodos de altas temperaturas, é recomendado evitar atividades físicas intensas nos momentos mais quentes do dia, entre 10h e 16h. Assim como dito na dica 3, opte por realizar atividades físicas durante a manhã ou a partir do final da tarde.

7. Temperatura do banho e hidratação

Para evitar mudanças bruscas de temperatura, durante o banho, regule a água do chuveiro para uma temperatura levemente morna.

Embora a forma principal de hidratação seja de dentro para fora, através da ingestão de água, também é uma boa ideia usar cremes hidratantes para o corpo para complementar a hidratação e saúde da pele. Privilegie os locais mais secos que você observar, como os cotovelos e joelhos, por exemplo.

8. Procure locais mais frescos durante o verão

Caso você se sinta mal ou desconfortável com o calor, procure locais mais frescos para evitar o superaquecimento do corpo. Em carros sem ar condicionado, deixe a janela aberta para permitir a ventilação e em lugares onde você é o responsável pelo ar condicionado, não se esqueça de limpá-lo com a regularidade necessária.

Ainda sobre ambientes fechados, nunca deixe crianças ou animais dentro de veículos estacionados. No geral, não negligencie os sinais que seu corpo te dá. Lembre-se sempre dessas dicas e coloque sua saúde em primeiro lugar.

Em casos de mal-estar, taquicardia, dores de cabeça fortes ou outras complicações, procure um serviço de emergência.

Loja do bebedouro

Conte com a Loja do Bebedouro para proporcionar os melhores e mais variados bebedouros para a sua necessidade. Conosco, a disponibilidade de água potável, fresca e gelada é a garantia da nossa qualidade.

Nós ajudamos você a se cuidar neste verão. Visite nosso site e conheça nossos bebedouros.

LDB

LDB

Loja do Bebedouro

Conteúdo e dicas para manutenção de seus bebedouros e purificadores de água. Trazemos novidades e notícias do setor que é essencial para vida e nossa saúde.