O que ninguém te conta sobre a água que você consome

LDB 26/10/2023

A hidratação diária é essencial para o pleno funcionamento do nosso organismo, afinal, 70% do corpo humano é composto por água. 

Quando o assunto é a quantidade ideal a ser consumida todos os dias, a conta é simples: basta multiplicar 35 ml de água por quilo de massa. Tão importante quanto a quantidade, é estar atento a qualidade da bebida. Você já parou para pensar sobre isso?

Atenção ao pH

Conforme a legislação brasileira, o rótulo de qualquer água comercializada deve incluir o índice de potencial hidrogeniônico, ou seja, o famoso pH. O pH é o parâmetro que indica o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução.

Na escala de pH, valores entre 0 e 6,9 são categorizados como ácidos, enquanto valores entre 7,1 e 14 são classificados como alcalinos. O valor 7 é considerado neutro. Portanto, assegure-se de que a água que você consome tenha um pH superior a 7. Isso garante a qualidade e adequação da água que você bebe.

Evite água de torneiras

É aconselhável evitar o consumo de água da torneira tanto para crianças quanto para adultos. Essa fonte de água tem um pH de 6,5, o que a classifica como ácida e potencialmente prejudicial à saúde. 

Além disso, a água da torneira contém inúmeras substâncias preocupantes, como flúor, cloro, microrganismos, traços de ferrugem, minúsculas partículas de plástico e muito mais. Portanto, é importante buscar alternativas mais seguras para a sua hidratação.

Evite água de garrafa plástica

Se você ocasionalmente consome água de garrafinhas plásticas, a preocupação é mínima. No entanto, a situação muda quando o consumo se torna frequente, então é preciso ter cuidado. 

Além disso, é importante lembrar que a reutilização de garrafas plásticas pode expor seu corpo a vários riscos à saúde. 

Diferentemente de materiais como vidro e aço, o plástico pode se deteriorar ao longo do tempo, e mesmo a menor fissura pode se tornar um abrigo para bactérias e vírus. Portanto, é fundamental considerar alternativas mais seguras.

Se atente ao cloro

A cloração é o método mais antigo e amplamente utilizado na etapa de desinfecção nos sistemas de tratamento de água. Isso ocorre devido a fatores como a disponibilidade da substância, custo acessível e sua ação residual. Quando aplicado na concentração adequada, o cloro é eficaz na desinfecção.

No entanto, de acordo com especialistas, não é raro que o abastecimento de água municipal tenha níveis de cloro que excedem as recomendações seguras para uma piscina, o que pode ser perigoso. Afinal, o cloro é uma substância tóxica que pode ter diversos efeitos colaterais, como a redução dos níveis de vitamina E, problemas arteriais, potencial carcinogênico e muito mais. Portanto, é essencial estar ciente dessas questões.

Loja do Bebedouro

Confie na Loja do Bebedouro! Aqui, sua preocupação com os pontos citados acima desaparecem. Descubra uma variedade de produtos e filtros  em nossa loja, com modelos e tamanhos diversos, todos com alta qualidade. Conte conosco e surpreenda-se com as opções disponíveis.

LDB

LDB

Loja do Bebedouro

Conteúdo e dicas para manutenção de seus bebedouros e purificadores de água. Trazemos novidades e notícias do setor que é essencial para vida e nossa saúde.