Quanto tempo dura um refil de purificador de água?

LDB 13/09/2023

A manutenção do refil de purificador de água é de extrema importância para garantir a qualidade da água que consumimos diariamente, proteger nossa saúde e a eficácia de aparelhos que dependem de água, ajudam a reduzir impactos ambientais e custos financeiros. 

Ao manter o filtro em boas condições, é possível remover contaminantes, sabores e odores indesejados da água, o que assegura que a água seja própria para o consumo. Além disso, a manutenção regular do refil prolonga a vida útil de aparelhos e evita problemas decorrentes de água contaminada, como danos à saúde dos consumidores. Isso também contribui para a redução do uso de água engarrafada e, consequentemente, do desperdício de plástico. 

Quando realizar a troca do refil do purificador de água?

É aconselhável que a troca do refil ocorra de seis em seis meses, como imprevistos podem acontecer, essa manutenção pode ocorrer antes ou depois do período estipulado. 

Um exemplo é que se o seu refil de purificador de água está localizado em um local de grande movimentação, a troca pode ocorrer antes dos seis meses para, assim, manter a segurança e qualidade da água.

Como saber que o purificador precisa trocar o refil?

Geralmente, a maioria dos purificadores possuem indicadores de troca que sinalizam quando o refil do purificador está próximo do fim. Além disso, você pode observar uma redução no fluxo de água ou uma mudança no sabor ou odor da água, o que indica a necessidade de substituição.

Outra medida é seguir as recomendações do fabricante que, geralmente, estabelece um intervalo de tempo ou volume de água filtrada para a substituição. Seguir essas orientações garante que seu purificador continue a fornecer água de qualidade e evita o risco de consumir água contaminada ou com gosto desagradável.

Como realizar a troca do refil do purificador de água?

Para realizar a troca do refil do seu purificador de água de forma adequada, é preciso:

  1. Desligar o purificador ou fechar a válvula de água;
  2. Abrir o compartimento do refil de acordo com as instruções do fabricante; 
  3. Remover o refil do purificador de água antigo;
  4. Inserir o novo refil e alinhá-lo corretamente;
  5. Fechar o compartimento e ligar o purificador ou abrir a válvula de água;
  6. Deixar a água fluir por alguns minutos para deixar o ar e quaisquer resíduos sair;
  7. Verificar se não há vazamentos e confirmar se a água está fluindo corretamente.

Descarte correto do refil antigo

Em primeiro lugar, deixe o refil secar por completo. Após a secagem, você pode descartá-lo na coleta de recicláveis. Essa prática é viável, porque o carvão ativado presente no refil é classificado como resíduo Classe II A, o que significa que não é prejudicial ao meio ambiente e pode ser reciclado de maneira responsável.

Loja do Bebedouro

Descubra uma variedade de produtos na Loja do Bebedouro, com modelos e tamanhos diversos, com alta qualidade e condições imperdíveis. Conte conosco e surpreenda-se com as opções disponíveis.

LDB

LDB

Loja do Bebedouro

Conteúdo e dicas para manutenção de seus bebedouros e purificadores de água. Trazemos novidades e notícias do setor que é essencial para vida e nossa saúde.