Onda de calor: dicas de cuidados 

LDB 29/09/2023

Você com certeza escutou por aí sobre a forte onda de calor que o país enfrenta, certo? Você sabe os cuidados que precisa tomar? Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber para passar por essa onda de calor sem prejudicar a saúde.

Onda de Calor: Por que acontece?

A onda de calor se forma quando um sistema de alta pressão atmosférica se estabelece em uma região, o que bloqueia a movimentação de uma massa de ar quente. Isso faz com que o calor se acumule e resulte em uma onda de calor intensa em determinadas áreas do país.

Qual a reação do corpo humano quando exposto a altas temperaturas?

Quando o corpo enfrenta estresse térmico devido à exposição a temperaturas extremas, ele inicia uma série de adaptações fisiológicas para manter sua temperatura interna sob controle.

Em situações de calor extremo, a primeira resposta do organismo é liberar calor por meio do suor e da expansão dos vasos sanguíneos na pele, o que faz com que o calor escape para o ambiente.

No entanto, em condições de calor excessivo, especialmente quando a umidade está alta, o processo de resfriamento pelo suor pode se tornar ineficiente, que pode causar o risco de superaquecimento corporal, insolação e possíveis danos aos órgãos. Confira algumas dicas para te ajudar durante esse período!

Mantenha-se hidratado e fresco

  • Durante os banhos, opte pelo banho frio;
  • Vista roupas leves e confortáveis;
  • Para se proteger do sol, use e abuse de protetores solares e bonés;
  • Beba muita água, evite álcool e cafeína, pois os mesmos contribuem para desidratação e isso não é bom para essa onda de calor. Se você toma algum diurético, a ingestão de líquido deve ser ainda maior para que a hidratação tenha efeito positivo no corpo.

Evite o calor

  • Busque por lugares frescos, principalmente durante o dia;
  • Evite sair durante os períodos mais quentes do dia;
  • Se for realizar atividades ao ar livre, evite prolongar por muito tempo, e, lembre-se, beba água durante todo o dia.

Alimentação adequada

  • Além de beber muita água, consuma alimentos ricos em água;
  • Evite refeições pesadas;
  • Consuma proteínas magras, frutas e vegetais frescos e evite alimentos com excesso de sal.

Loja do Bebedouro

Confie na Loja do Bebedouro! Aqui, estamos dispostos a te ajudar a passar por essa onda de calor extremo, seja em casa ou no trabalho, priorizar a hidratação nesse período é essencial. Descubra nossa variedade de produtos, com modelos e tamanhos diversos, todos com alta qualidade. Conte conosco e surpreenda-se!

LDB

LDB

Loja do Bebedouro

Conteúdo e dicas para manutenção de seus bebedouros e purificadores de água. Trazemos novidades e notícias do setor que é essencial para vida e nossa saúde.